Educação financeira: Como transformar suas finanças

Educação financeira: Como transformar suas finanças

Uma pesquisa realizada em 2019 pelo SPC Brasil, em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mostrou que nada menos do que 78% dos consumidores entrevistados que tiveram o CPF negativado eram reincidentes nos atrasos. E que somente 10% se diziam preparados para lidar com imprevistos. Essa pesquisa toca em um tema extremamente importante e sensível, que merece toda a nossa atenção: educação financeira – como transformar suas finanças.

Saber como comprar melhor, como economizar, como eliminar desperdícios, como aplicar recursos, multiplicando-os são alguns dos objetivos da educação financeira. Mas como transformar efetivamente as suas finanças? Como aprender a lidar melhor com o dinheiro, tirando o melhor proveito dele? Nós da Mais Finanças preparamos esse verdadeiro passo a passo sobre educação financeira para lhe ensinar como transformar suas finanças.

Organizado e planejado, seu dinheiro rende muito mais, não tenha dúvida alguma disso. Temos ajudado milhares de pessoas e empresas a se reeducarem financeiramente, e sabemos muito bem onde uma efetiva educação financeira pode nos levar: uma vida melhor para você e mais resultados no mundo dos negócios.

Você sabe o que é educação financeira?

A educação financeira pode ter um papel fundamental na sua vida financeira, e trazer resultados positivos para o seu dia a dia. Na verdade, o papel da educação financeira é exatamente oferecer consciência para as pessoas e para as empresas diante de seus gastos e da gestão de suas finanças.

As finanças pessoais e empresariais precisam de um planejamento financeiro, e a educação financeira oferece meios para que isso seja feito da melhor forma possível, alcançando os melhores resultados. Se educar financeiramente é muito mais do que saber economizar pelo simples fato de gastar menos. A educação financeira ensina como gastar menos e melhor.

O principal objetivo da educação financeira é proporcionar segurança e organização porque, ao contrário, a insegurança e a desorganização são dois dos maiores inimigos das finanças. Saber como gastar, como aplicar, como economizar são alguns dos ensinamentos da educação financeira. Mas seu principal objetivo, sem dúvidas, é lhe ensinar a viver melhor.

Uma consultoria financeira pessoal permite aprendizados que vão se incorporar na sua educação financeira, com reflexos positivos no dia a dia.

Qual é a sua importância?

Não importa quanto você ganha, com o que você trabalha, quais são seus gastos mensais e que sonhos de consumo você alimenta. Absolutamente todo mundo precisa saber lidar melhor com o dinheiro, tirando proveito dele ao administrar suas finanças pessoais. E isso vale também para o mundo corporativo, é claro.

Quando aprendemos a lidar melhor com o dinheiro, podemos planejar a nossa vida com mais segurança, mesmo diante dos imprevistos que acontecem de vez em quando. Também podemos nos programar para realizar nossos sonhos de consumo, e viver com mais qualidade de vida. Mais do que isso, ao planejar nossas finanças pessoais, a gente se programa para uma aposentadoria mais digna e sem sobressaltos.

A educação financeira nos permite uma vida melhor e mais confortável. Quem não sonha com a casa própria e um carro zero quilômetro na garagem? Quem não quer fazer uma linda viagem para o exterior ou mesmo para outros estados brasileiros? Cumprir com todas as nossas obrigações financeiras da melhor forma possível é necessário para que possamos viver melhor.

A educação financeira nos organiza, nos ensina como administrar nossas contas e, principalmente, evita que a gente se perca e se desorganize com dívidas que crescem como bola de neve. A educação financeira, feita por meio de um planejamento financeiro, traz resultados efetivos para as nossas finanças pessoais.

É possível fazer o seu dinheiro multiplicar?

Esse é o desejo de todo mundo, não é mesmo? Quem não gostaria de ver seu dinheiro se multiplicar? Será que isso é mesmo possível? Se sim, como fazê-lo?

Sabe esses anúncios que se repetem nas redes sociais de gente prometendo transformá-lo em um milionário economizando no cafezinho do dia ou a partir de uma pequena quantia de dinheiro? Não perca tempo com isso! Esse pessoal quer apenas lhe vender apostilas com dicas copiadas de blogs especializados e de credibilidade, e não está preocupado com sua verdadeira realidade financeira.

É possível multiplicar seu dinheiro sim, mas isso dá trabalho, e muito trabalho.  Por meio de uma séria consultoria financeira online que você receberá educação financeira para transformar suas finanças, e dará os primeiros passos para mudar seus hábitos, agir com consciência no dia a dia. Assim, organizando e se planejando que você multiplicará o seu dinheiro.

Isso não é promessa, é realidade.

O que a educação financeira faz por você?

  • Aprenda a economizar efetivamente. Saiba estabelecer prioridades, metas, objetivos, saiba como fazer um planejamento financeiro e como controlar suas finanças.
  • Entender como, quando e onde aplicar seus recursos. Ex: Aplicar o dinheiro do mês em um CDB mas entrar no cheque especial é um erro inaceitável. Afinal, os juros cobrados pelo banco são os maiores do mundo!
  • Esteja preparado para eventualidades sem desorganizar suas finanças pessoais.
  • Saiba controlar todos os seus gastos, fixos ou variáveis, a partir de uma planilha que irá lhe ajudar todos os meses.

Educação financeira online: o que há de melhor no YouTube

Educação é aprendizado, certo? Portanto, quanto mais bem informado, melhor será o controle de suas finanças pessoais. Estude o tema constantemente, e a internet oferece um material de qualidade – basta saber procurar.

Consultores financeiros pessoais de sucesso disponibilizam um farto material no YouTube e por meio de blogs, e muita coisa é oferecida gratuitamente! Acompanhar um especialista nas redes sociais é uma forma muito pragmática para aprender e adquirir informações preciosas sobre finanças pessoais. É até mesmo possível conversar com esses especialistas e marcar uma consultoria online.

Um bom exemplo de especialista que oferece amplo material nas redes sociais é Paulo Oliveira, fundador e CEO da Prèzzo Contabilidade e Assessoria Empresarial. Ele é o criador do Mais Finanças, onde atua como planejador financeiro e oferece vídeos, conteúdos, palestras e consultoria financeira online. Paulo Oliveira atua nesse mercado há mais de 15 anos e tem ajudado milhares de pessoas a controlar melhor suas finanças por meio da educação financeira.

A educação financeira voltada para o sucesso de seu negócio

A educação financeira é imprescindível para todas as pessoas e para as empresas também. Da mesma forma que você precisa se planejar para seu dinheiro render mais, as empresas também precisam se planejar em busca de uma melhor saúde financeira.

Uma empresa bem organizada, que pratica o planejamento financeiro e uma gestão de finanças bem trabalhada evita o desperdício, não se atrapalha com seu capital de giro, faz um melhor controle do fluxo de caixa, administra suas compras, pagamentos e créditos a receber e, assim, alcança resultados melhores.

O papel do consultor financeiro

Mas como buscar uma reeducação financeira? Como adotá-la no dia a dia, alcançando melhores resultados em suas finanças pessoais? É o consultor financeiro o especialista que irá lhe ajudar a trilhar esse caminho sem volta. É por meio da consultoria financeira que você aprenderá a se comportar de uma forma muito mais assertiva diante das suas finanças.

O consultor financeiro tem um papel muito maior do que apenas lhe ensinar como economizar ou aplicar seu dinheiro da melhor forma. Seu papel é lhe ensinar a se comportar de forma diferente e a pensar em finanças de uma maneira muito mais assertiva. Ele vai te dar várias dicas, vai organizar suas finanças, vai planejar seus gastos, mas fundamentalmente vai lhe reeducar financeiramente, para que você possa usufruir disso tudo para sempre.

As vantagens da consultoria financeira online

A consultoria financeira online tem várias vantagens, e uma delas é a comodidade de contar com uma assessoria especializada sempre que for necessário, de uma forma simples e rápida. Basta combinar um horário online e se reunir com o seu consultor financeiro online.

Essa modalidade de consultoria também é mais barata, já que não há deslocamentos e perda de tempo. O seu consultor estará disponível exatamente naquele tempo pré-estabelecido, quando resolverá todas as questões e te ajudará a se organizar financeiramente.

Rapidez, comodidade, melhores custos e a possibilidade de resolver problemas pontuais, mesmo os imprevistos e as emergenciais, são as principais vantagens da consultoria financeira online.

A educação financeira vai mudar sua mentalidade sobre o dinheiro

Você já parou para se perguntar o que é dinheiro? Pode parecer uma pergunta boba, mas não é. Na verdade, repensar sua mentalidade sobre o dinheiro é uma das mais importantes tarefas da educação financeira, pode acreditar nisso.

Fundamentalmente, a gente não trabalha para ganhar dinheiro, mas sim para alcançar os benefícios que ele traz. Trabalhamos para poder comprar conforto. Trabalhamos e ganhamos dinheiro para alcançar qualidade de vida. A grande questão não é o quanto a gente acumula, mas o que fazemos com o dinheiro que ganhamos. A serviço de que ele está?

O dinheiro serve para nos recompensar. E neste sentido, é preciso repensar prioridades. Controlar as despesas é muito importante, mas saber gastar também.

Algumas dicas de educação financeira que fazem a diferença

  • Envolva toda a sua família no planejamento familiar. Cortar custos, economizar, definir prioridades são tarefas de todos.
  • Saiba definir prioridades. E saiba, também, identificar e eliminar desperdícios.
  • Faça uma planilha de gastos mensais. Isso vai lhe dar clareza do quanto você gasta todos os meses.
  • Jamais faça uma compra a crédito sem se planejar.
  • Se pergunte sempre: é hora de gastar com isso?
  • Discuta com seus familiares os custos variáveis. O que é possível eliminar?
  • Conte com uma assessoria financeira online. Isso fará toda a diferença e a economia alcançada será real.