Consultoria financeira: como funciona e porque é necessária para a sua empresa

Consultoria financeira: como funciona e porque é necessária para a sua empresa-

Você sabia que seis em cada dez novas empresas não chegam a completar quatro anos de atividades, fechando as portas antes disso? A falta de um planejamento financeiro consistente é um dos principais motivos que justificam essa preocupante realidade, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A consultoria financeira empresarial é vital para todo tipo de negócio, seja ele do tamanho e do ramo que for.

Mas como a consultoria financeira empresarial funciona e por que é necessária para a sua empresa? Como os empreendimentos, principalmente as micro e pequenas empresas, podem ter acesso a uma consultoria financeira empresarial? Qual é o trabalho realizado em um planejamento financeiro? Será que a consultoria financeira para empresas é necessária mesmo para um pequeno negócio, que tem pouco faturamento?

Neste conteúdo, nós da Mais Finanças explicaremos tudo sobre consultoria financeira: como funciona e porque é necessária para a sua empresa. E se após a leitura deste conteúdo você tiver alguma dúvida, fale conosco! Estamos aqui justamente para lhe auxiliar a promover a melhor gestão financeira pessoal e de sua empresa.

Você sabe o que é planejamento financeiro?

Muita gente acha que planejamento financeiro é tão somente não gastar mais do que se recebe. Bem, de fato esse é o primeiro mandamento de qualquer gestão financeira, pessoal ou empresarial, mas está longe de resumir o que é planejamento financeiro.

Organizar as contas a receber e a pagar é apenas uma parte do trabalho de planejamento financeiro. Um bom planejamento financeiro projeta as receitas e as despesas, para que possamos pagar nossas contas em dia, sem multas e juros. Mais do que isso, porém, o planejamento financeiro permite que você trabalhe melhor com os seus recursos, fazendo-o valer mais.

Adiantar o pagamento de uma conta em troca de um desconto, por exemplo, é um exemplo de como o planejamento financeiro pode “esticar” o seu dinheiro. Aplicar recursos por um período determinado, enquanto não são utilizados para o pagamento de contas, também.

Portanto, o planejamento financeiro empresarial é, em poucas palavras, o cuidado que se tem com a gestão financeira de uma empresa, em busca de melhores resultados, uma melhor margem líquida e mais lucros.

Sua empresa faz um bom planejamento financeiro?

Na verdade, o que a gente precisa perguntar, de fato, é: sua empresa faz planejamento financeiro? Nós, do portal Mais Finanças, temos contato com milhares de empresários, dos mais variados segmentos de negócios. E sabemos que na maior parte das vezes a gestão financeira da empresa é feita de forma empírica, de acordo com as demandas do dia a dia.

Uma boa gestão financeira jamais será feita sob demanda, diante dos boletos que precisam ser pagos. É preciso ter planejamento. É preciso estudar o fluxo financeiro da empresa, em busca de melhores resultados. Acredite: um bom planejamento financeiro tem consequências diretas (e positivas) sobre o próprio resultado da empresa.

Nós propomos essa reflexão: sua empresa faz planejamento financeiro de fato? Pensar nas finanças é uma prática sistemática no seu negócio?

O que é consultoria financeira?

Obviamente que esse trabalho não é intuitivo. Todo empresário sabe que precisa pagar suas contas em dia, evitando multas e juros, e que é preciso ter o dinheiro disponível no dia do vencimento dos boletos. Sabe, também, que se não houver organização, é bem possível que perca prazos, e isso vai trazer prejuízos.

Mas como, então, promover um bom planejamento financeiro? Como fazer uma gestão financeira profissional e eficiente, que traga, de fato, melhorias nos resultados? Nem sempre é possível contratar um profissional ou uma equipe para cuidar do financeiro da empresa, e isso acaba caindo de paraquedas no colo do empresário, que muitas vezes não está preparado para exercer com competência tal função.

A consultoria financeira para empresas é o melhor caminho para uma gestão financeira profissional e especializada. É por meio dela que a empresa terá acesso as melhores práticas de mercado, as melhores ferramentas tecnológicas, adotando uma gestão financeira de fato eficiente e voltada para os resultados.

Por que sua empresa precisa de consultoria financeira?

Lembra da estatística do IBGE, que citamos lá no comecinho deste conteúdo? É um bom motivo para justificar porque uma empresa precisa de consultoria financeira, não é verdade? No entanto, a consultoria financeira empresarial é imprescindível não apenas para manter uma empresa em funcionamento, mas também para mantê-la com uma boa saúde financeira.

Já houve um tempo que praticar uma boa política de preços era o suficiente para uma empresa conquistar seu espaço no mercado. Os consumidores se tornaram mais exigentes, e promover um bom atendimento ao cliente passou a ser vital também. Hoje, diante de um mercado extremamente competitivo e global, é preciso ter preços competitivos, excelência no atendimento e produtividade, com uma gestão enxuta e que faça a diferença nos resultados.

Com margens cada vez menores, não resta à empresa outro caminho senão promover uma gestão financeira meticulosa, que trabalhe pelos resultados. A consultoria financeira para empresas tem exatamente essa função.

As principais funções da consultoria financeira empresarial

Analisar e planejar as atividades financeiras da empresa é a principal função da consultoria financeira empresarial. Além de cuidar de todas as contas a pagar e a receber, evitando a inadimplência e o desperdício, a consultoria financeira para empresas também administra o crédito concedido ao cliente e administra seu recebimento.

Outra tarefa importante é aplicar os recursos, quando estão disponíveis. Aliás, identificar recursos disponíveis para aplicação, ainda que em curtos períodos, é um dos trabalhos da consultoria financeira empresarial.

Até mesmo na precificação dos produtos ou serviços prestados a consultoria financeira para empresas atua. É sua função estudar as margens de lucro e gerenciar o pagamento dos custos fixos e variáveis, e isso é absolutamente relevante na hora de definir a política de preços da empresa.

A consultoria financeira para empresas também é fundamental quando acontecem imprevistos, e eles acontecem mesmo, quando menos esperamos. Diante de um imprevisto, muitas empresas se desorganizam, e isso pode trazer sérios prejuízos. Quando uma empresa faz uma boa gestão financeira, os imprevistos são tratados de uma forma mais pragmática e inteligente, minimizando seus prejuízos.

A consultoria financeira empresarial é o médico que cuida da saúde financeira da empresa. Mas não um doutor que a gente procura apenas quando está doente, e sim um médico voltado para a prevenção!

Como a consultoria financeira para empresas atua

O trabalho é cotidiano! Uma boa consultoria financeira para empresas atua no dia a dia, apoiando toda a gestão do negócio. O consultor financeiro deve ser proativo e deve atuar como uma espécie de conselheiro. O próprio nome diz tudo: ele é um consultor, ou seja, deve ser sempre consultado.

A consultoria financeira empresarial precisa, antes de tudo, fazer um mapeamento dos custos da empresa. Diante disso, promoverá um planejamento financeiro, administrando o fluxo de caixa, fazendo controles diários da conta bancária, administrando as contas a pagar e a receber e o crédito concedido.

Um importante trabalho é a identificação de gastos não necessários, ou seja, prejuízos e desperdícios. Por meio de um bom planejamento estratégico, a consultoria financeira empresarial identificará oportunidades de aplicação de recursos, cuidando para que o valor aplicado esteja disponível quando necessário.

Consultoria financeira online

É cada vez maior o número de ofertas de consultoria financeira online, ou seja, uma consultoria financeira para empresas feita 100% sem a presença física do consultor. Todo o trabalho é remoto, por meio de reuniões online.

A consultoria financeira online tem várias vantagens, e a economia de tempo é uma delas. Por conta disso, os preços cobrados pelos consultores também são mais baratos, o que acaba se tornando outra grande vantagem.

O consultor financeiro fica disponível para o empreendedor da mesma forma, mas todo atendimento é feito online, por meio de softwares de comunicação, como o Whatsapp, o Zoom ou o Skype, entre outros. É bom pontuar que a disponibilidade do consultor é a mesma de uma assessoria presencial, a única diferença é que as reuniões acontecem online.

Os principais erros financeiros de empresas que não se planejam

• Não registrar corretamente o saldo do caixa;

• Perder o prazo de pagamento de contas;

•Não fazer a gestão financeira do estoque;

• Não fazer uma boa gestão do capital de giro;

• Precificar errado, promovendo prejuízo;

• Aplicar recursos, mas não ter dinheiro para saldar contas a pagar;

• Não fazer uma gestão criteriosa do crédito a receber.

Vale à pena contar com um consultor financeiro online terceirizado na gestão financeira de sua empresa?

Você certamente já entendeu como a consultoria financeira empresarial funciona e por que é necessária para a sua empresa. Já sabe que esse trabalho é fundamental para qualquer empresa, seja do tamanho e do ramo que for. Mas será que vale à pena terceirizar a gestão financeira da sua empresa?

Com certeza, sim! Uma consultoria financeira para empresas vai oferecer os melhores recursos disponíveis no mercado, sejam eles humanos ou tecnológicos. A consultoria financeira tem expertise e seu trabalho foca nos resultados. Afinal, o sucesso da sua empresa será o sucesso da consultoria financeira para empresas.

Os custos também justificam a terceirização da gestão financeira de seu negócio. Uma pequena empresa não tem condições, por exemplo, de contratar um diretor financeiro para comandar esse trabalho, assim como são muito caras as licenças dos softwares especializados.

A contratação de uma consultoria financeira online permite que sua empresa tenha acesso as melhores práticas do mercado e com a mesma qualidade, pagando por isso um valor que cabe em seu orçamento. Terceirizar os serviços de um consultor financeiro empresarial online sai muito mais barato do que contratar um diretor financeiro, e os resultados serão os mesmos.

Dicas de consultoria financeira empresarial

• Ao contratar uma consultoria financeira para empresas, certifique-se de que a empresa conhece o seu ramo de negócio. Essa experiência pode fazer toda a diferença.

• O consultor financeiro precisa estar disponível para você sempre que for necessário. É seu direito, e isso é fundamental para que os resultados apareçam.

• Trabalhe com planilhas e gráficos, que ajudam na hora da tomada de decisões.

• Aliás, lembre-se de que o consultor financeiro deve ser consultado sempre que for preciso tomar uma decisão gerencial. Certamente ele poderá lhe apoiar e oferecer informações consistentes, que farão a diferença.

• Jamais, em hipótese alguma, utilize a conta bancária da empresa como se fosse sua. Converse com o seu consultor financeiro sobre isso. As consequências podem ser terríveis.

• Trabalhe com metas e mensure resultados. Peça ajuda ao seu consultor financeiro.

• O mercado dispõe de modernos softwares, que ajudam muito na gestão financeira. Um bom gestor financeiro utiliza essas ferramentas.

Leave A Reply