5 Dicas para Controle Financeiro na sua Empresa

Olá empreendedor!

Aqui é Paulo Oliveira, Planejador financeiro Pessoal e Empresarial. Gostaria de te passar 5 dicas para você obter um bom controle financeiro, em seu negócio. E aqui estão elas:

1ª) PLANEJAMENTO FINANCEIRO:

É extremamente importante quando você está abrindo o seu próprio negócio ou melhor, quando for fazer um investimento para alavancar recursos para empregar em seu negócio, que se tenha o Plano Financeiro do seu empreendimento, e esse plano financeiro tem de ser o mais realista possível. Não adianta querer fazer uma ‘superestimativa’ de receita de recebimentos ou uma subestimação de custos ou despesas que terá de arcar no que diz respeito ao seu empreendimento. Por isso é muito importante que você faça o PLANEJAMENTO DE CONTROLE FINANCEIRO. Até aqui, tudo bem?

2ª) CONTROLE DE RECEBIMENTO: É muito importante que se controle os recebimentos, muitos empresários não têm o controle dos seus recebíveis, mesmo eles sabendo vender e realizar bons negócios, criam uma boa área comercial, mas não têm o controle dos seus recebimentos; é muito importante que você tenha esse controle, afinal, hoje existem ferramentas adequadas para isso e completamente disponíveis através do Excel e da própria planilha que todos possuem, além de softwares que podem ser implantados até mesmo em celulares (smartphones) e através deles, você também consegue controlar os seus recebimentos. E assim, pequeno empresário, é muito importante que se tenha no mínimo, o controle das contas a receber. Ficou claro?

3º) CONTROLE DOS PAGAMENTOS: Ah, essa é a melhor delas, pois assim como você controlar os seus recebimentos, e ter um controle super minucioso daquilo que gera, ou melhor, que despende o financeiro para a sua empresa; como aqueles custos fixos que se tem dentro do seu negócio e mensalmente você tem de arcar com eles. Portanto, tenha o controle disso e com muito cuidado, pois, ao efetuar cada um de seus pagamentos, é fundamental que se saiba qual o destino de cada um deles, e simultaneamente saiba também, a origem que gerou aquela despesa financeira para cada um daqueles pagamentos, efetuados dentro de seu negócio. Está entendido?

4ª) CONCILIAÇÃO BANCÁRIA:

Trata-se da conciliação da conta caixa, é de conhecimento geral que muitos empreendedores têm o controle financeiro no banco mas também tem o seu caixa, aquele famoso  “caixinha” com a entrada e a saída do dinheiro; por isso a importância de você ter o controle total: faça essa conciliação, tanto da conta caixa como da conta banco, para que se identifique aquilo que saiu com a documentação que você tenha referente àquele pagamento. Existem muitos empreendedores que dentro de seus negócios, não observam que estão acarretando muitos desvios, muitas vezes ocorridos por uma pequena saída de caixa, que não tenha a documentação comprobatória, desconhecendo o que gerou aquele pagamento. Identifique em seu extrato e no comprovante financeiro, coadunando-os como um documento que venha a respaldar, a referida operação. Ok?

5ª) FLUXO DE CAIXA:

Ou “cash flow” para os íntimos. Você viu que abordamos aqui a importância do planejamento, dos recebimentos, dos pagamentos e da conciliação bancária, mas a gestão do fluxo de caixa é a alma do seu negócio! Se você empreendedor, não faz essa gestão, está vivendo cada dia como se fosse o último da sua empresa, o que é péssimo, pois uma empresa foi criada para se desenvolver, crescer e perpetuar, não mesmo? Então, o fluxo de caixa possibilita que você, empreendedor, possa antever as necessidades tanto dos recebimentos como as de aplicações financeiras, de pagamentos ou até mesmo de um investimento em um determinado setor. Sendo assim, é importantíssimo que você controle, dentro da sua empresa, o fluxo de caixa para que se tenha a visão do hoje e das próximas semanas, dos meses ou do próximo ano. Tendo esse controle, você tem grandes chances de manter a sua empresa fora do vermelho. Ficam as dicas! Qualquer dúvida consulte-os, estamos aqui para ajudá-lo.

Para assistir a explicação em vídeo confira:

Seja diferente, inove, evolua, inscreva-se em nossa newsletter !

Leave A Reply